19 ABR 2023
Prefeitura entrega reforma do pronto-socorro do Hospital Gerson Dias
Setor receberá o nome de Noranez de Souza Lopes, saudosa Técnica em Enfermagem que prestou serviços ao município
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, entregou, no último sábado (15), a reforma do pronto-socorro do Hospital Municipal Gerson Dias, denominado Pronto-Socorro Noranez de Souza Lopes, em homenagem à saudosa técnica em enfermagem do munícipio. Com um investimento de 500 mil reais, o setor agora conta com equipamentos mais modernos que permitirão melhor atendimento.

A prefeita Dra. Nivea Maria de Oliveira fez questão de lembrar que foi graças ao ex-deputado federal, Toninho Pinheiro, que levou uma comitiva da cidade até o ministério da saúde em Brasilia-DF para conseguir o recurso para a reforma do P.S de Itacarambi. Ela também agradeceu o empenho dos deputados Pinheirinho (federal) e Arlen Santiago (estadual) que foi essencial para que o andamento de liberação do dinheiro fosse ágil e assim a reforma acontecer de maneira mais rápida. Nívea ainda destacou que o deputado federal Padre João conseguiu recursos na ordem de 300 mil reais que serão investidos na reforma do bloco cirúrgico do HGD.

“O pronto-socorro é apenas a obra inicial (...) Nós estamos fazendo por partes porque a gente não pode parar o hospital. Então reformamos o pronto-socorro, depois o bloco cirúrgico já está em reforma e creio que no meio do ano faremos a inauguração. Posteriormente iremos para outras alas, e teremos também a reforma da nossa maternidade que daremos o nome do nosso saudoso Cabo Milton. ” Disse a prefeita. Dra. Nivea finalizou falando da sensação de alívio por entregar o P.S.

“Entregar este pronto-socorro hoje representa um final feliz de uma luta árdua que a gente vem enfrentando desde 2018, e é algo que nossas famílias itacarambienses merecem. Representa melhor qualidade e condições de trabalho aos nossos funcionários. ” Declarou.

O deputado federal, Pinheirinho, parabenizou a administração pela dedicação e compromisso com o projeto.
“Não é fácil tirar as grandes realizações do papel. Mas graças ao empenho e dedicação da equipe administrativa da prefeitura de Itacarambi, estamos aqui hoje vendo o sonho se tornar realidade, e isso é algo muito marcante e importante para mim que também pude contribuir para esta realização. ” Falou o deputado.

O Pronto Socorro Noranez Lopes de Souza agora conta com novos equipamentos e aparelhos para melhor atendimento ao público;
Monitor de Multiparâmetro:  Equipamento utilizado para acompanhar a evolução dos sinais vitais de um paciente em tempo real, auxiliando na avaliação da resposta ao tratamento clínico.
Aparelho de Raio X Digital: A captura dos raios-X é efetuada por placas de circuitos que possibilitam a geração de uma imagem digital. Essa imagem é enviada para um computador, podendo, assim, ser armazenada, enviada para outros médicos e até mesmo impressa.
Além desses, o setor também recebeu um novo respirador, carrinho de anestesia, carrinho de emergência, mesas, cadeiras e computadores.
As alas do pronto socorro reformadas foram Recepção, Sala Amarela, Sala Vermelha, Sala de Raio-X, farmácia, Sala de Triagem, Pediatria, Nebulização, Consultório médico, Posto de Enfermagem e Sala de Observação masculina e feminina.

O P.S atende cerca de 2 mil pacientes por mês e 75 internações em média no mesmo período. Em janeiro esses números tiveram alta devido ao surto de chikungunya no município. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

19/04/2023
Entrega da Reforma do Pronto Socorro do Hospital Gerson Dias