12 MAI 2023
Palestra sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou nesta quinta-feira (11) uma palestra sobre a campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A palestra foi ministrada pelo Assessor Jurídico do Centro de Referência dos Direitos Humanos do Norte de Minas, Aldinei Leão, e pela delegada de Polícia, Jayane dos Santos, da Delegacia Especializada da Mulher.

Os palestrantes explicaram ao público presente sobre os tipos de abusos sofridos pelas crianças e adolescentes. A delegada Jayane alertou que, infelizmente, a maioria dos casos acontecem no meio familiar.

“A criança acredita muitas vezes que o abuso é uma forma de carinho, e ela não percebe que ela está sofrendo uma violência, e o medo e as ameaças que elas acabam sofrendo as fazem calar", pontuou ela.

A delegada alertou que os pais devem ficar atentos as mudanças de comportamento de seus filhos porque isso pode ser um indicativo de que alguma coisa de errado possa estar acontecendo com elas.

"A principal ferramenta de prevenção ao abuso sexual é a informação e o conhecimento. As crianças devem ser informadas onde elas não podem ser tocadas em seus corpos, e se algo acontecer, que elas tenham segurança para contar para alguém de sua confiança" explicou.

De acordo com Aldinei Leão, se a criança contar sobre algum abuso, os pais devem manter a calma, ele aconselhou que as crianças devem ser ouvidas em casos de abusos e as denúncias devem ser realizadas aos órgãos competentes.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Marques de Almeida, agradeceu toda sua equipe pelo empenho e dedicação ao trabalho à frente da secretaria.

“Nossa equipe tem trabalhado e continuará trabalhando com muito afinco para fazermos a diferença. Parabéns a todos e todas, juntos seremos mais fortes. “ Exclamou o secretário.

Estiveram presentes a prefeita de Itacarambi, Dra. Nivea Maria de Oliveira, o vice Sérgio Veloso, o assessor administrativo do município, Miguel Sérgio, os secretários Rafael Andrade (Saúde), Zilene Seixas (Educação), Gilmar Barros (Agricultura e Meio Ambiente), Claudia Seixas (SECULT) e Wendel José (Administração).
12/05/2023
palestra 18 de maio