30 MAI 2023
Prefeitura realiza coleta de lixo eletrônico
A prefeitura de Itacarambi em parceria com o Codanorte (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas) e a empresa Lax Reciclagem de Materiais Eletrônicos e Serviços ambientais realiza pela terceira vez o recolhimento de lixo eletrônico no município. A coleta tem como objetivo dar o destino correto ao resíduo e evitar poluição ou qualquer outro tipo de dano ao meio ambiente.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente, Hudson, serão realizadas campanhas para recolhimento dos materiais eletrônicos. O descarte deverá ser feito no depósito da prefeitura ou a população poderá comunicar qualquer órgão da administração, que irá até o endereço fazer o recolhimento.

O lixo eletrônico se refere aos produtos eletroeletrônicos que pararam de funcionar ou que não têm mais utilidade, como computadores, monitores, televisão, etc. Os aparelhos eletrônicos têm diversos materiais contaminantes na sua composição, como chumbo, cádmio e mercúrio, por isso não devem ser descartados no lixo comum. Eles podem ser desmontados, reciclados e usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos, reduzindo a extração de recursos naturais.