11 JUL 2023
Empresários chineses visitam Itacarambi pelo Projeto Nova Rota da Seda
Na última sexta-feira (7) a cidade de Itacarambi recebeu a ilustre visita de dois empresários chineses que percorrem as regiões do norte de Minas, vale do Jequitinhonha e sul da Bahia. A prefeita Nivea Maria foi anfitriã de Sun Lufeng e Zuh, investidores do país asiático que é o maior parceiro econômico do Brasil. Eles estão em nosso país pelo projeto “Nova Rota da Seda” que tem como objetivo realizar uma série de investimentos, sobretudo em transporte e infraestrutura.

Em Itacarambi, os chineses conheceram a Karambi Alimentos, fábrica de produtos derivados do tomate, instalada no município há mais de 30 anos. Em seguida foram até o cais do Água Viva conhecer o rio São Francisco. Para os asiáticos, o Velho Chico pode ser o fator principal para que nossa cidade receba investimentos do Projeto. “A gente sente aqui uma riqueza muito grande, um mercado que pode realizar mais rápido que o mineiro espera. Acreditamos que tudo que a gente precisa vai ter. Então é para começar já. ” Declarou Sun Lufeng.

A prefeita Nivea diz que ainda é cedo, mas vê com bons olhos a possibilidade de investimentos no município. “Nossa administração trabalha sempre pensando em estreitar laços que venham a contribuir com o desenvolvimento do nosso município. É muito cedo para falar, mas vemos sim com bons olhos esta possibilidade, pois se trata de nada mais, nada menos que os principais parceiros econômicos do Brasil. ” Disse ela.

Também estiveram na visita; Lauremar de Paula - Embaixador da associação Nova Rota da Seda, Sidney Olimpio - Representante da associação Nova Rota da Seda no estado de Minas Gerais, Antônio Olimpio - sócio do Escritório Olimpio e Chaves Advogados e Associados, Jordânia Chaves - sócia do Escritório Olimpio e Chaves Advogados e Associados e Jose Cesar- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Bonito de Minas – MG.

O que é a Nova Rota da Seda?

O Projeto Nova Rota da Seda é um plano de infraestrutura regional e global, lançado pela China em 2013. O intuito consiste em uma série de investimentos, principalmente em infraestrutura e transporte. O Projeto também prevê investimentos em obras do setor energético, como oleodutos e gasodutos.

Atualmente, a China é o principal parceiro econômico do Brasil. É o país para o qual mais exportamos e o segundo de quem mais importamos, atrás somente dos EUA. Em 2017 foi criado o fundo Brasil – China, com foco na ampliação das relações financeiras entre os dois países.
11/07/2023
Empresários chineses em Itacarambi