10 AGO 2023
Membros da UIS visitam o Parque do Peruaçu
Representantes da União Internacional de Espeleologia (UIS) visitaram o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. A Secretária de Turismo, Claudia Seixas, foi uma das anfitriãs do grupo e representou o município de Itacarambi.

Léo Giunco, representante da Sociedade Brasileira de Espeleologia, destacou a importância da visita que pode ajudar na conquista do selo de Patrimônio Mundial da humanidade para o Parque. “São representantes de uma entidade internacional com um poder muito grande nessa articulação que todos estamos fazendo, a conquista do Parque do Peruaçu o tão sonhado selo de patrimônio mundial. ” Disse Léo.

O ex-presidente da UIS, José Ailton, falou da satisfação em ver o trabalho de longa data dando frutos. “Depois de mais de 30 anos procurando divulgar o Peruaçu, agora a gente fica bastante satisfeito e contente em ver que estamos colhendo os frutos, e a expectativa em conseguirmos o selo internacional. ” Declarou ele.

De acordo com a classificação da UNESCO, o Patrimônio Cultural é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Incluem obras de arquitetura, escultura e pintura monumentais ou de caráter arqueológico, e, ainda, obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza. São denominadas Patrimônio Natural as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.