12 SET 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura realiza segunda etapa do Programa de Desenvolvimento Genético
A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (CONAFER) realiza a segunda etapa do Programa de Desenvolvimento Genético para bovinos de corte e de leite. A iniciativa visa o melhoramento genético do gado e impacta diretamente na produtividade do animal, já que o torna mais eficiente produzindo mais com os mesmos custos de antes, o que, consequentemente, vai gerar mais lucro aos criadores.

“Fazemos uma avaliação do útero, ovários para ver se o animal está apto para ser inseminado. Estando tudo ok, protocolamos e retornaremos para dar continuidade ao procedimento. ” Explica Altacir Amaral, médico veterinário do CONAFER.

“O nosso intuito é melhorar geneticamente o rebanho dos pequenos produtores rurais de Itacarambi. Convidamos a todos os criadores do município a fazerem a inscrição e participarem do programa. ” Disse Gilmar Alves de Barros, secretário de agricultura.

O programa é fruto da parceria entre Prefeitura e CONAFER e quem tiver interesse em participar, basta procurar a Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo, das 8h às 17h para fazer a sua inscrição de forma gratuita. É necessário levar o cartão do produtor, pois nele se encontram as informações necessárias para finalizar o cadastro.