11 OUT 2023
Itacarambi em situação de emergência por conta da seca
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil solicitou ao Estado de Minas Gerais a Decretação de Situação de Emergência (S.E) em razão da Seca Severa Histórica em nosso município e região.

A Preocupação da Defesa Civil Municipal vem relacionada às mudanças climáticas causada pelo Aquecimento Global e potencializada pelo fenômeno "El Niño" que antecipou a Seca causada pela Estiagem e a Forte Onda de Calor que atingiu nosso município e toda região em 4° a 5° a mais em média histórica nos últimos meses, causando grandes prejuízos na pecuária (mortalidade de animais), agricultura (perda de produção), meio ambiente (queimadas e diminuição das águas) e principalmente na  vida das pessoas atingidas (desabastecimento).

A Seca do Norte de Minas iniciou-se em maio deste ano e tem se agravado cada vez mais, o Coordenador da Defesa Civil no município, Gilmar Barros, explica que a situação é ainda pior nas comunidades rurais, onde os níveis de água dos poços artesianos, córregos e nascentes apresentam diminuição das águas cada dia.
“Para amenizar a situação, a prefeitura tem executado várias ações de mitigação com recursos próprios, principalmente no fornecimento de água potável através de operação carro pipa nas comunidades e assentamentos da zona rural, fornecendo água destinada ao consumo humano, atividades domésticas e de uso geral para os animais. ” Disse o coordenador.

Segundo Gilmar, a situação se agravou e comprometeu os serviços do município que não suporta mais atender todas as demandas da população, principalmente os moradores da zona rural que sofrem com a falta de água, motivo crucial que obrigou a solicitação da Decretação de Situação de Emergência, para possibilitar obter recursos estaduais e federais para o que ele chama de "Enfrentamento da Seca Severa e Prolongada”.

Em razão dessa situação atual e atípica na região, Gilmar orienta a população mais vulnerável, principalmente as crianças e idosos, que evite atividades físicas nos horários mais quentes, das 10h até às 16h, e sempre consumir água para hidratação devido à forte onda de calor excessivo ocorrido nos últimos dias no Norte de Minas. Com o pedido de Decretação de Situação de Emergência, o município aguarda o atendimento breve pelo Estado.