A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Estratégico de Acompanhamento e Enfrentamento ao Coronavírus, tornam público o boletim epidemiológico da Covid-19, atualizado nesta sexta-feira(11/09/2020⠀⠀⠀⠀
As autoridades de saúde reforçam que os procedimentos de testagem no município estão ocorrendo dentro dos protocolos e instruções formalizadas nas notas técnicas da Secretaria Estadual da Saúde.
Com o aumento no número de casos de Coronavírus (COVID-19) no Brasil, é hora de redobrar os cuidados para garantir a sua saúde e também o bem-estar do seu familiar ou amigo que está internado.
Transmissão
As investigações sobre a transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação da doença se dá por contato próximo de pessoa por pessoa e pode ocorrer de forma continuada.
Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
Gotículas de saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
Por Ascom da prefeitura