A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Saúde bucal, em parceria com a Vigilância em Saúde realizou na manhã desta terça-feira (29/05) uma ação para prevenção e combate ao câncer bucal.
Os fumantes foram escolhidos como público alvo, visto que o cigarro é um fator de risco para o câncer de boca. Cirurgiões-dentistas realizaram uma palestra a respeito do autoexame, técnica de escovação e outras doenças que acometem a cavidade oral.
Também realizaram a escovação supervisionada e os participantes foram avaliados a fim de investigar a existência de alguma lesão e demais necessidades. Os técnicos em saúde bucal promoveram a “limpeza” dos dentes e reforçaram as instruções. Os pacientes com necessidade de outros procedimentos odontológicos foram encaminhados para as respectivas unidades de saúde.
O mês de maio já é representado no calendário pelas diversas ações que são promovidas no combate e prevenção deste tipo de câncer pelas instituições, entidades odontológicas e representações públicas e privadas ligadas à saúde.
O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. A incidência desse câncer entre os homens é o dobro que a das mulheres, predominando nos indivíduos idosos. O autoexame da boca deve ser realizado a cada seis meses. Os consumidores de álcool e fumo devem ficar mais atentos e fazer uma avaliação com um profissional pelo menos uma vez ao ano.
É muito importante o diagnóstico precoce, através de exames de rotina realizados por profissionais de saúde. Dessa forma as lesões na boca podem ser diagnosticadas no início, antes de se transformarem em câncer, aumentando as chances de cura.
É fundamental ficar atento aos principais sinais e sintomas de alerta, como o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam por mais de duas semanas, ulcerações superficiais com menos de 2 centímetros e indolores, podendo sangrar ou não, além de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
Os principais fatores de risco são o vício em fumar cigarros ou cachimbos, consumo frequente de álcool e, no caso do câncer de lábio, a frequente exposição solar sem proteção. Outras causas que predispõem o câncer bucal são má higiene bucal, traumas constantes provocados pelas próteses dentárias mal ajustadas e queimaduras repetitivas ocorridas por alimentos e bebidas muito quentes nas mucosas orais, predispondo o aparecimento de neoplasias.
A partir dos exames, as pessoas que apresentarem lesões suspeitas serão encaminhadas para consulta com especialistas.
Sinais de alerta
– Feridas ou caroços que não cicatrizam em 14 dias;
– Áreas vermelhas ou brancas na boca;
– Sangramentos sem causa conhecida;
– Rouquidão persistente;
– Dificuldade para falar; mastigar ou engolir.
Rildo Madureira – Vailton Ferreira/ AssCom Prefeitura de Itacrambi