Neste domingo (20) a cidade de Itacarambi foi palco da 12ª edição do Projeto Cinema no Rio São Francisco, seis cidades serão visitadas pelo projeto.
Aproximadamente mil pessoas foram ao Cais da Água Viva para assistirem os cinco documentários. Antes de começar a sessão, a Banda local Apoenah se apresentou, e em seu repertório, músicas culturais de nossa região.
O primeiro filme apresentado foi um documentário da cidade de Itacarambi, em seguida outros filmes; – A fábula da corrupção- Caminho dos gigantes- Vermelho rubro do céu da boca- A Família Dionti- Do pó da terra.
A produção do Cinear, empresa mineira responsável pelo Projeto, entrevistou a prefeita, Dra. Nivea Maria, e a Coordenadora de Turismo, Claudia Seixas, ambas falaram sobre a fibra das mulheres ribeirinhas.
“São mulheres que nos inspiram por serem fortes e determinadas. Verdadeiros exemplos e orgulho para nós mulheres”. Declarou a prefeita.
Desta vez, as homenageadas foram às mulheres ribeirinhas. Esta valorização da cultura do Vale do São Francisco desce o Velho Chico em seu trecho mineiro, com programação de exibição de filmes nacionais e oficinas inteiramente gratuitas.
Poucos projetos audiovisuais brasileiros tiveram vida tão longa e tamanha abrangência como o Cinema no Rio São Francisco. A 12ª edição 2017 já passou por: São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, nesta segunda-feira (21) Manga e dia 22 Matias Cardoso. A programação é aberta por artistas populares locais, selecionados e convidados pela produção.
Rildo Madureira – Vailton Ferreira/ AssCom Prefeitura de Itacarambi