Em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta-feira (8) em Januária, foi lançada de forma oficial a campanha para a indicação do Parque Nacional Vale do Peruaçu ao Selo da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade. O evento contou com presenças de representantes de órgãos ambientais, deputados e prefeitos de municípios do norte de Minas.
O deputado estadual, Paulo Guedes, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia de Minas, presidiu a audiência e disse entusiasmado com a iniciativa dos ambientalistas empenhados pelo reconhecimento do Parque.
“É uma satisfação ver a plateia cheia e perceber que a população do norte de Minas acompanha a discussão de uma pauta que une a região. As entidades estão unidas em prol do reconhecimento do parque e com certeza o Norte de Minas só tem a ganhar”. Disse o deputado. A influência do parlamentar é de suma importância, pois a indicação ao Selo da Unesco depende diretamente do governo federal, que só tem direito a fazer uma escolha por ano.
Carlos Leonardo Giunco, membro do Conselho Nacional de Espeleologia e coordenador da campanha do Parque do Peruaçu, explicou que as riquezas naturais encontradas no Peruaçu são únicas e permitem que o parque tenha capacidade de receber um título internacional.
“O parque tem 57 mil hectares, 140 cavernas catalogadas, 80 sítios arqueológicos com pinturas de mais de 11 mil anos. É um complexo ambiental criado em 1999 e apenas agora será aberto oficialmente ao público. A ideia do selo da Unesco é um projeto a longo prazo e a audiência é um pontapé inicial para que possamos ir até o governo pedir a candidatura do Parque do Peruaçu”, comentou.
A prefeita de Itacarambi, Nivea Maria, esteve presente para manifestar seu apoio público à candidatura da unidade de conservação e fez questão de agradecer a equipe da secretaria municipal de turismo e Conselho Municipal de Turismo pelo total esforço que têm feito para que o Vale do Peruaçu consiga uma visibilidade internacional através do Selo da Unesco.
Nivea disse ainda que esta audiência pública “é um marco histórico na política do norte de Minas. Prefeitos reunidos em prol de um objetivo maior, que é o reconhecimento das cavernas do Peruaçu como patrimônio cultural da humanidade”, finalizou a prefeita.
A notícia que causou grande alvoroço durante a audiência foi dada pela coordenadora regional do Instituto Chico Mendes Conservação da Biodiversidade, Carolina Carneiro, de que o Parque será oficialmente inaugurado no próximo dia 27 de junho.
“Vamos fazer uma inauguração linda. Este é o término de um ciclo de muita luta, que foram as obras para que o parque fosse aberto à visitação. Agora, vamos rumo a outro ciclo, em busca do selo da Unesco”, destacou.
Confira as fotos do evento em facebook/prefeituradeitacarambi
Rildo Madureira – ASSCOM Prefeitura de Itacarambi