07 OUT 2022
3ª Etapa da 4ª Jornada de – Educação alimentar e nutricional
Nos dias atuais os padrões alimentares estão sofrendo mudanças e muitas vezes os alimentos in natura ou minimamente processados estão sendo substituídos por alimentos industrializados prontos para consumo (BRASIL,2014). A ingestão frequente desses alimentos desencadeia uma série de doenças tais como, Obesidade, Anemia, Hipertensão, Diabetes tipo II, Doença Cardiovascular, Câncer entre outras. A formação dos hábitos alimentares saudáveis é um processo que inicia a partir dos 6 meses de vida e vai refletir até a velhice. Uma alimentação balanceada é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais para um bom crescimento e desenvolvimento da criança. A escola e os familiares desempenham um importante papel na construção desses hábitos, sendo assim, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece uma alimentação saudável e balanceada para cada faixa etária escolar e desenvolve ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Como ação da 3@ etapa da 42 edição da jornada de educação alimentar e nutricional, Com o tema “ESCOLHAS SAUDÁVEIS PARA ALÉM DA ESCOLA: O QUE APRENDEMOS COM O PNAE”, convidamos as Nutricionistas da secretaria Municipal de Educação Pablícia de Oliveira e Lidiany Duarte para ministrar uma aula com as crianças sobre os valores nutritivos das frutas e aproveitamos para fazer um delicioso prato saudável e nutritivo com as crianças. O preparo de uma receita (SALADA DE FRUTAS) contou com a participação dos alunos do CEMEI SOSSEGO DA MAMÃE, cujo o objetivo foi estimular o consumo de alimentos saudáveis tanto na escola como em casa. As nutricionistas da Secretaria de Educação Pablícia de Oliveira e Lidiane Ramos Silva Duarte reuniram com os alunos, professores e diretoras da escola CEMEI SOSSEGO DA MAMÃE explicaram para as crianças a receita que seria desenvolvida e a importância da higienização das mãos antes do preparo. Após a correta lavagem das mãos os alunos foram direcionados para a cozinha da escola, em seguida foi feita a apresentação dos ingredientes (Manga, Maçã, Laranja, Mamão, Uva e Banana) e a explicação de suas funções no organismo, foi proposto aos alunos que fizessem essa receita em casa com ajuda dos pais. Ao ajudar no preparo da salada de frutas as crianças exploraram os sentidos sensoriais. Houve a participação da maioria dos alunos e a atividade conseguiu atingir os objetivos propostos e iniciando assim um processo de conscientização sobre o consumo de frutas e seus benefícios. Após o preparo foi feito a degustação da deliciosa salada de frutas e foi possível observar a grande aceitação pelos alunos. Em relato os pais comentaram da alegria e empolgação dos filhos em participarem dessa aula prática que teve muito aprendizado.