Agora, empresários e futuros empreendedores de Itacarambi-MG contarão com mais um parceiro para iniciar e alavancar seus negócios. Nesse mês de novembro será inaugurada na cidade a Sala Mineira do Empreendedor, uma parceria inovadora firmada entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais(JUCEMG), SEBRAE-MG e a Administração municipal.
O espaço tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e facilitar o surgimento de novos empreendimentos, a burocracia referente à abertura de novos negócios também será descomplicada.
O tempo para análise dos processos que é feita para abertura de uma empresa será totalmente reduzido; em torno de 50% para abertura e concretização de uma empresa com isso será possível aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas de Itacarambi-MG.
Por meio da Sala Mineira do Empreendedor, será possível orientar os empresários sobre contas públicas, captação de recursos, além de fazer o encaminhamento para instituições federais e estaduais e possibilitar a abertura de MEI’S (micro e pequenas empresas) através da Prefeitura, entre outros serviços.
A Sala Mineira do Empreendedor da cidade Mineira de Nova Serrana foi a primeira do Estado e na oportunidade o SEBRAE-MG-MR-Montes Claros em
A Coordenadora da Sala Mineira de Itacarambi-MG Marília Ramos e a Coordenadora de Cultura e Turismo e Agente de Desenvolvimento do município Cláudia Seixas, representaram a cidade no lançamento da primeira Sala Mineira do Empreendedor, no município de Nova Serrana.
Claudia e Marilia obtiveram informações e saberes para produzir resultados cada vez mais positivos.
“Somente a desburocratização vai igualar o Brasil aos países de primeiro mundo, despertando nos jovens o gosto pelo empreendedorismo, essa será a missão da Sala Mineira do Empreendedor de Itacarambi, tornar o ambiente de negócios, cada vez mais dinâmico, participativo e acessível para aqueles que são os grandes protagonistas do desenvolvimento.” Destacou Claudia, que ainda elogiou o Projeto.
“Uma iniciativa inovadora, que visa atender empresários, empreendedores e interlocutores do desenvolvimento econômico e geração de renda para o nosso município”. Concluiu.
Marília Ramos, que será a responsável pelo Projeto em Itacarambi, enfatizou a importância da Sala Mineira e as possibilidades que se abrirão com a inovação.
“Um avanço considerável e muito significativo para o nosso município, que sem dúvidas marcará um importante momento na história do desenvolvimento das empresas já existentes e possibilitará o aparecimento de novos empreendimentos em nossa cidade. Será notório o crescimento em diversas frentes, tanto com a geração de emprego e renda como na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes” afirma.
Por meio da unificação, a Sala Mineira do Empreendedor vai auxiliar desde os microempresários até as empresas de maior parte, centralizar o serviço e desburocratizar a vida dos geradores de emprego e renda.
O projeto visa melhorar o ambiente de negócios, facilitar o surgimento de novos empreendimentos, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região.
Nesse espaço será possível orientar os empresários sobre contas públicas captação de recursos
Diversos serviços serão oferecidos aos empreendedores com a completa implantação da Sala Mineira: consulta de viabilidade; protocolo do licenciamento municipal do MEI, ME, EPP e demais empresas; emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa; formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); elaboração e envio da Declaração Nacional do Simples Nacional (DASN SIMEI); entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento.
A Prefeitura de Itacarambi-MG aposta nesse projeto, e busca cumprir seu compromisso com o desenvolvimento econômico da região.
A atual administração acredita que com a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor no município, os empreendedores terão tudo o que precisavam para fazer com que os negócios da cidade possam seguir em frente, de um jeito simples e prático gerando assim mais oportunidades para todos.
AssCom Prefeitura de Itacarambi/ Com informações de Alex Junior Ferreira