Após três dias aprendendo a arte da culinária, os participantes do Programa “Cozinha Brasil” receberam os certificados de conclusão do curso. A ação foi promovida pela Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MG).
O curso contou com a participação de 36 inscritos que receberam aulas teóricas e práticas para desenvolver cardápios nutritivos, promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde, e valorização de renda por meio do reaproveitamento de alimentos que antes iriam para o lixo.
Durante o período de aulas práticas, os alunos aprenderam a manipular os alimentos que geralmente seriam jogados fora.
A instrutora do curso, a nutricionista Larissa Souza Duarte, falou da importância do Programa para os participantes, e os benefícios para as famílias.
“O objetivo é estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar com a mudança de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo assim uma cultura de saúde, bem-estar e sustentabilidade.” Falou Larissa.
O secretário de Desenvolvimento Social, Amilton Rodrigues Alves, falou da satisfação em realizar a capacitação.
“É sempre bom quando temos a oportunidade de aprendermos algo novo, ainda mais quando é um curso como este que visa qualificar pessoas para se alimentarem melhor. É uma chance também para quem deseja buscar vaga de emprego no mercado de trabalho. Esse é o jeito de governar da atual administração, gerando oportunidades para todos”.
Amilton salientou ainda que a prefeitura tem trabalhado para levar cursos profissionalizantes às famílias carentes do município.
“Desde que a prefeita Nivea assumiu esta gestão, ela firmou o compromisso de qualificar as pessoas. O ‘Cozinha Brasil’ hoje é a realização deste projeto. As pessoas que passaram por aqui, fizeram o curso com muita disposição e alegria. Outros cursos ainda estão por vir.” Concluiu.
O Programa Cozinha Brasil é uma iniciativa do SESI, desenvolvido em conjunto com a indústria. O objetivo é estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar com a mudança de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo assim uma cultura de saúde, bem-estar e sustentabilidade.
Rildo Madureira – Vailton Ferreira/ AssCom Prefeitura de Itacarambi