Uma reunião realizada em Itacarambi nesta quarta-feira (23) marcou um importante passo para a implantação de um Fórum Digital no município, iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que visa facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça, sem a necessidade de deslocamento até a sede da comarca, em Januária.
O encontro contou com a presença do juiz diretor do foro de Januária, Dr. Rodrigo da Silveira, do vice-prefeito Wilson Luiz de Souza, de secretários da administração municipal, vereadores, e dos representantes do TJMG Luiz de Andrade Barros e Bruna Caroline Dobscha.
Durante a visita técnica, foram avaliados dois terrenos oferecidos pela Prefeitura para a construção do novo fórum. O primeiro está localizado na Praça das Palmeiras, nas proximidades da sede da prefeitura, e o segundo na Avenida JK, esquina com a Rua Bahia. Ambos foram considerados de excelente localização e com topografia favorável.
Segundo Bruna Dobscha, o projeto tem como objetivo facilitar o acesso da população à Justiça. “Os terrenos ofertados têm ótima localização, topografia excelente. Em nosso retorno a Belo Horizonte, iremos elaborar um relatório que será submetido ao setor de engenharia e à presidência do TJMG. Após a aprovação, começam os trâmites para a doação do terreno. Em cerca de três meses os relatórios estarão concluídos, e, com tudo regularizado, as obras poderão começar, com previsão de conclusão entre seis a oito meses”, explicou.
O assessor jurídico do município, Ramon Cardoso, destacou a importância do fórum digital: “Uma obra de extrema importância para a população de Itacarambi, pois vai facilitar o acesso a serviços como a Defensoria Pública e o Ministério Público. Dentro do fórum digital, serão firmados convênios para que estas instituições estejam cada vez mais próximas do cidadão. Agradecemos a iniciativa do TJMG e esperamos que a obra comece o quanto antes. Faço uma menção especial ao desembargador e corregedor do TJMG, Dr. Estevão Luchesi, que nos atendeu muito bem em reunião realizada em Belo Horizonte e expressou o desejo de que a inauguração ocorra ainda em sua gestão.”
Já o juiz Dr. Rodrigo da Silveira reforçou o impacto positivo do projeto: “Esse fórum digital trará mais acessibilidade à população, com novos serviços sendo oferecidos. Agradecemos à atual administração pelo apoio e parceria com o Poder Judiciário. Que possamos colher bons frutos para a sociedade como um todo”, disse.
Com a concretização do projeto, Itacarambi será um dos municípios pioneiros na região a contar com uma unidade do fórum digital, promovendo cidadania e ampliando o alcance da Justiça.