A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na última quinta-feira, 31 de outubro, a reforma da Escola Municipal Dona Amélia Pacheco, localizada na comunidade de Serraria. A obra representa um importante avanço para a educação da zona rural, proporcionando um ambiente mais seguro, acolhedor e adequado para o aprendizado dos alunos.
Segundo o secretário municipal de Educação, Sidney Ferreira, a reforma teve como objetivo criar condições estruturais adequadas para o ensino, promovendo saúde, conforto e melhoria no desempenho dos estudantes. “A reforma vai influenciar diretamente na qualidade do ensino, criando uma imagem mais positiva da escola, além de promover o bem-estar dos alunos e profissionais. O ambiente agora é seguro e acolhedor, essa entrega reflete a valorização dos profissionais, alunos e da comunidade. Resgatar o sentimento de pertencimento de todos facilita o aprendizado, a socialização e a formação cultural”, destacou o secretário.
O investimento foi de R$ 650 mil, com recursos do Fundeb e da quota salário-educação. As melhorias contemplaram reforma do telhado, pintura geral, recuperação de salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, biblioteca, além da implantação de acessibilidade e aquisição de novos mobiliários.
A obra, que estava paralisada desde 2024, foi retomada pela atual gestão e concluída em nove meses. Atualmente, a escola atende 69 alunos, que já usufruem de um ambiente renovado e mais confortável. “A alegria, a gratidão e o sentimento de pertencimento marcaram o retorno dos alunos e professores ao novo espaço”, afirmou Sidney.
O secretário ressaltou ainda que a reforma da Escola Dona Amélia Pacheco faz parte de um planejamento amplo de revitalização da rede municipal de ensino. Outras unidades também estão recebendo melhorias, como a E.M. Amerindo Bizerra e o Ceim Sementinha da Esperança, em Várzea Grande. Nos próximos meses, as escolas Carmem Maria, Noeme Sales, a Creche Dona Ruth Seixas e a Quadra da E.M. Osório Evangelista também passarão por obras de reforma.
“Investir na educação é acreditar na mudança e em um futuro melhor. Essa reforma busca o bem-estar e a dignidade para as crianças e adolescentes que aqui moram, e nós levantamos realmente essa bandeira”, concluiu o secretário.