Na última sexta-feira (15), Itacarambi deu início à programação da Semana do Bebê, com a realização de uma convenção voltada para o aleitamento materno. O encontro reuniu profissionais da saúde para debater temas essenciais relacionados à amamentação, como os benefícios para a saúde do bebê, o acolhimento às mães e a importância de transformar esse momento em uma experiência única de amor e cuidado.
O secretário municipal de Saúde, Danilo de Souza, destacou o envolvimento de toda a gestão para fortalecer a iniciativa: “Um esforço conjunto de todas as secretarias para evidenciar a importância da amamentação em nosso município. É um evento que ocorre todos os anos e busca a capacitação de toda a saúde para que possa prestar esse serviço à comunidade”, afirmou.
Já a referência técnica em aleitamento materno, Marinete de Oliveira, ressaltou o caráter formativo e de mobilização da campanha: “A Semana do Bebê é o momento onde a gente reorganiza todo o serviço de saúde voltado para a amamentação. Intensificamos as orientações às mães e à comunidade sobre a importância do aleitamento materno. Também organizamos o Dia Municipal do Aleitamento Materno, aderido pelo município em 1998”, explicou.
A Semana do Bebê integra o Selo UNICEF e também está vinculada ao trabalho realizado pelo Hospital Amigo da Criança, que reforça o incentivo à amamentação. A iniciativa tem como objetivo promover a atenção integral à primeira infância, principalmente nos primeiros seis anos de vida. Além de estimular a amamentação, busca conscientizar sobre nutrição adequada, estímulos precoces e fortalecimento dos vínculos afetivos, fatores fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. Em Itacarambi, as ações acontecem ao longo de agosto, dentro da campanha Agosto Dourado, e seguem até o dia 27 de setembro, quando será celebrado o Dia Municipal do Aleitamento Materno.